« Home | JANTAR DE FINAL DA ÉPOCA 2006 / 2007 » | Entrega faixas de CAMPEÕES AOS INICIADOS » | ENTREGA DAS FAIXAS DE CAMPEÃO » | Inauguração do Blog »

ABEL FERNADES EM ENTREVISTA


ABEL - O CAMPEÃO

Abel Fernandes, ou simplesmente Abel… o treinador Campeão dos Iniciados do Boavista, vamos conhecer este homem simples e humilde… mas verdadeiro campeão!

Boavistafutsal – Quem é o Abel Fernandes?
AF – Estou há duas épocas no Boavista, anteriormente estive no Centro cultural de Guifões – a quem envio os meus cumprimentos - e onde treinei os iniciados e juvenis. Vim para o Boavista a convite do Alberto Melo, para fazer dupla com ele, na época passada.

BF - Como te sentes na pele de campeão, na primeira época sozinho no cargo?
- Sinto-me muito feliz pessoalmente, mas principalmente pelos jogadores porque conseguimos vencer uma guerra, que a determinada altura se transformou numa aposta contra o destino que nos parecia adverso, pois numa fase ninguém acreditava que o conseguíssemos, derivado ao mau inicio que tivemos.

BF – No início da prova qual era o objectivo?
- Sim era o objectivo, neste clube e nestes escalões esse tem que ser sempre o objectivo, pois queremos formar campeões! A equipa técnica no principio era formada por três pessoas eu, o Berto e o Rui Oliveira, que nos dividíamos por duas equipas – o infantis e iniciados – mas com as alterações acontecidas nos seniores, o Berto foi para lá e dividimos definitivamente as equipas, ficando eu nos iniciados…

BF – Mas os objectivos?
- No torneios de Nelas, disputado ainda antes da pré-época e posteriormente em Gaia, mesmo não vencendo, ficou demonstrado que tínhamos equipa para ser campeões, e desde logo passou a ser a nossa aposta.

BF – Como decorreu o campeonato?
- Entramos mal e por causa disso atingimos a oitava jornada com três derrotas e a nove pontos a trás de cinco equipas !!! Nessa altura falamos todos (com grande ajuda do Berto, que nunca nos abandonou) e dissemos aos jogadores que se ganhássemos 4/5 jogos reentraríamos na luta.
A partir daí só tivemos um empate (com o Friexieiro) vencendo todos os outros jogos.


BF – Qual o jogo mais importante?
- O da Cohaemato, pois com essa vitória reconquistamos o primeiro lugar, que nunca mais o perdemos!
BF – O pior?
- O que disputamos com o Pedras Rubras, jogamos mal.

BF – Queres realçar algum dos teus atletas, pelo seu valor técnico?
- Sinceramente, não! Foram um grupo, nunca os distingui. Todos foram importantes, todos trabalharam, todos foram uns campeões… desculpe. São todos iguais!

BF – que condições tiveste para trabalhar?
- As condições foram as possíveis, não foram as ideais, mas considero que foram as normais, não deu para andar a chorar pelas esquinas… foram as indispensáveis. Treinávamos duas vezes por semana, quando acho que devíamos treinar três vezes.
Vencemos as dificuldades, com amizade, união e muita entreajuda. O grupo foi forte, graças ao trabalho de Rui Costa e Eduardo Vasconcelos, que para além de ajudar nos treinos
(ndr.o Eduardo treinava os guarda-redes… foi uma surpresa para nós) e ainda foram indispensáveis (na sombra) ao levantar o moral na fase negativa da equipa. Enalteço o apoio dos país sempre presentes, que ajudaram a criar um ambiente muito bom, eles também foram campeões.

BF – Vais passar a treinar os juvenis. Concordas com a promoção ou consideras que devias continuar nos iniciados?
- Quando o Coordenador me convidou para isso, chamei a atenção para o facto de o Moreira ser o treinador de juvenis, mas penso que derivado ao castigo que sofreu (doze meses) mantiveram o convite e se tivermos em conta o número de jogadores que sobem de escalão, acabo por concordar.

BF- São muitos?
- São dez os que sobem e somente três que continuam nos iniciados, que espero recuperar na próxima época. Deste modo, consigo fazer uma equipa durante três anos, primeiro junto este dez aos juvenis de segundo ano e com os três que ficam para trás, farei uma equipa forte principalmente no segundo ano.

BF – Houve sacrifícios?
- Lamento que tivessem que sair juvenis de segundo ano, que ajudamos a colocar em outros clubes e que continuaremos a seguir para um possível regresso ao Boavista (a formação obriga este trabalho), mas mesmo assim fiquei com cinco juvenis de segundo ano…

BF – Quais os objectivos?
- Na base do trabalho inicial é jogar para ganhar todos os jogos e ser campeão! Neste clube não se pode aplicar outra palavra que não sejam essa… campeão! Depois veremos o que as outras equipas nos apresentam, os meus jogadores têm que tentar ganhar, assim se formam jogadores. Nunca se desiste. Mais que ninguém esta equipa tem prova que já estivemos lá em baixo e recuperamos.

BF – Queres registar algum assunto?
- Quero agradecer ao Berto, pela confiança que depositou em mim e nunca me abandonou, mesmo nos momentos maus! O Berto foi impressionante no apoio que nos dispensou, no incentivo que nos deu. Mesmo na fase má, todos os dias me telefonava e dizia que primeiro que vencer estava formar homens e jogadores, que não ligasse tanto aos resultados… por isso quando conseguimos o titulo, lhe dedicamos por inteiro… Obrigado, grande amigo!

Agradecer ao Rui e ao Eduardo, todos os dias presentes, sempre a trabalhar… sem eles não era possível. Agradecer aos pais pela colaboração, pelo apoio e ajuda, por sempre terem acreditado… fizeram um grande grupo.

Por último, enaltecer este trabalho que se faz no Boavista, pois não é de agora o Boavista a nível de formação é um exemplo, só acompanhado pelo Freixieiro (de quem gosto mais de ver nos jovens que nos seniores…). As equipas do Boavista têm fio de jogo, os jovens sabem o que é futsal.

O Abel que conhecemos, algo tímido, modesto, mas com certezas pessoais e consciente do que diz...

Um campeão, não precisa de se colocar em bicos de pés...

Pois todos o vêem!

Parabens! Boa entrevista.

Parabens pelo trabalho que desenvolveste ao longo da epoca.
Este escalão conseguiu atingir todos os objectivos da epoca.
Demonstraram que apesar de UM PESSIMO COMEÇO ,eram a melhor equipa ( jogadores, treinador, directores)
SAUDAÇÕES BOAVISTEIRAS

Parabens ao Abel. Surpreendeu tudo e todos com este titulo e pelo que vi...bem o mereceu...ele , a equipa e os responsáveis...

parabens pelo titulo.
parabens porque não te esqueceste de niguem quando deste a entrevista.
obrigado

não vale a pena dizer mal,tens quem te defenda...

beijinhos...beijinhos...

grande abel!

Enviar um comentário