« Home | O Boavista FC - Futsal - foi convidado a particip... » | 11ª Jornada » | VII TORNEO INTERNACIONAL DE FÚTBOL SALA DE BASE "C... » | "TODOS OS DIAS DOU GRAÇAS A DEUS POR SER BOAVISTEI... » | Grupo Fannatic Supporters » | Brilhante desempenho garante 1º lugar! » | 9ª Jornada » | Vitória JUSTA em jogo ALUCINANTE! » | 7ª Jornada » | 6ª Jornada »

Torneio Internacional Cidade de Lugo - 2/3/4 de Janeiro de 2009

A participação dos "Cadetes"do Boavista FC ( misto de jogadores Juvenis de 1º ano e Iniciados de 2º ano ) no Torneio Internacional Cidade de Lugo, ficou marcado antes de mais pela confirmação do enorme prestigio que esta instituição e a modalidade em particular gozam na Capital Galega, que como sempre recebeu a comitiva do clube de braços abertos, com uma organização irrepreensível a todos os níveis e que ano após ano incrementa significativas melhorias na competitividade do certame.
Este ano, na categoria que envolvia os nossos atletas, participaram grandes nomes do Futsal Mundial como são o caso do Interviú, Playas de Castellon, Las Rosas Boadilla, Marfil Santa Coloma, Azkar Lugo, entre outros que conferiam extrema competitividade e riqueza tecnico-tactica muito acima daquilo com que estamos habituados a conviver em Portugal.
A modalidade evolui permanentemente, as condições e os meios de que estas equipas dispõem são incomparavelmente superiores aquelas de que dispomos e estamos cada vez mais convencidos que, em comparação ao trabalho exercido em Espanha pelos seus clubes de referencia, será cada vez mais difícil aos nossos jovens, ás nossas equipas e selecções, poder ombrear com as suas homólogas Ibéricas.
Ainda assim, três anos após a nossa primeira participação, o regresso do Boavista FC ficou marcado pela sua grande qualidade porém com demasiados momentos de infortúnio, pormenores que se revelariam de extrema importância no desiderato final.
As contas do Grupo "B" previam-se complicadas. Três equipas perfilavam-se como as grandes candidatas a obter as meias-finais ( Marfil Santa Coloma, Boavista FC e Playas de Castellon ) e percebia-se que as duas que menos errassem mediriam forças com os dois apurados do Grupo "A" ( Las Rosas Boadilla – que acabaria por vencer este Torneio – e o Azkar Lugo – equipa da casa, também ela muito forte e consistente ).

O Boavista FC entreva então em competição, com a desvantagem de ter apenas 3 elementos de 2º ano perante equipas mais equilibradas sob esse ponto de vista. E foi no jogo de estreia que tudo se começou a decidir. Num desafio de tremenda intensidade, disputado tardiamente - ás 23h00 ( locais ) – e após um dia marcado por uma longa viagem de 5 horas, a estreia deu-se com o Playas de Castellon. Provar-se-ia ao longo do jogo que os argumentos apresentados pelo Boavista FC seriam mais do que suficientes para vencer "confortavelmente" este adversário porém, a ineficácia ofensiva ( 11 oportunidades claras ao longo do jogo, sem que uma única fosse concretizada ) e a lesão prematura de um dos poucos elementos de 2ºano ( Leandro ) no inicio do 2º tempo e com o resultado em 0-1 acabaram por condicionar o resto do desafio. Piorando ainda mais as circunstancias da disputa deste jogo num momento em que a equipa encostava o adversário ás cordas criando vários lances que faziam adivinhar o empate, Miguel Angelo vê segundo cartão amarelo e é expulso, período no qual o adversário chega ao 2-0. O Boavista FC ainda tentou o 5x4 mas já nada havia a fazer num jogo incaracterístico e de resultado injustíssimo.

E assim se deu o principio do fim, pois no segundo jogo, com um adversário na máxima força ( Marfil Santa Coloma ) – candidato á vitoria no Torneio, sem lesões, que disputara um jogo tranquilo perante o "parente pobre do grupo" no dia anterior ( Troulla AS ) – que ainda assim fora o vencedor da primeira fase ( disputada em Dezembro ) que envolvia apenas equipas Galegas – o que lhe permitiu gerir recursos e esforço aparecendo mais fresco e veloz na abordagem ao jogo e que venceria naturalmente por 6-3. Ressalva para os factores que mais uma vez fizeram a diferença neste jogo : a eficácia – o numero de oportunidades foi semelhante, o numero de golos desnivelado ) e a frieza desta equipa adversária que em momento algum perdeu o controlo da situação, jogando permanentemente tranquilo, rápido, eficaz e prático.
Foi um jogo entre duas equipas com um nível semelhante ( colectiva e individualmente, técnica e tacticamente ) mas onde o rigor Espanhol se superiorizou á vontade Portuguesa.

Após a eliminação das meias-finais, o Boavista FC disputaria o 3º lugar do Grupo com o Troulla AS ( num jogo onde se lamenta mais uma lesão impeditiva – Pedro Andrade – no decorrer da 2ª parte ). Vitória clara por 7-3, fechando com uma merecida vitória plena de superioridade uma participação positiva pelo que apresentou mas que deixa um claro travo de que poderia ter ido um pouco mais além, quem sabe mesmo disputar a final deste magnifico certame.

Em jeito de conclusão, as nossas palavras de agradecimento vão antes de mais para os amigos que temos no Azkar Lugo, a quem dirigimos as nossas felicitações pela sua organização e tremendo sucesso de um Torneio que é uma referencia na formação da modalidade do País vizinho, atraindo grandes nomes do Futsal a Lugo. Depois para os Pais, familiares e amigos que acompanharam os nossos atletas em mais uma "aventura" e à Junta de Freguesia de Ramalde que disponibilizou o nosso transporte.

Porém a nossa maior vitória é já estarmos convidados para a edição de 2010 o que confirma a qualidade da nossa participação a todos os níveis.